Proposta: Impacto dos Serviços de Transporte por Aplicativo no Transporte Público

1 de agosto de 2018

Descrição da Proposta

De que maneira é avaliado o impacto dos carros de aplicativo de transporte no transporte coletivo? Uma vez que o serviço oferecido não tem as tarifas regulamentadas pelo poder público, notamos que os valores praticados são muito baixos, muitas vezes se tornando mais viável o uso desse serviço de APP em detrimento ao transporte coletivo, tendo em vista o valor da passagem de ônibus.
De acordo com a Lei Municipal 2387/1979. Uma vez que se constitui serviço de interesse público, que somente poderá ser executado mediante prévia e expressa autorização da Prefeitura Municipal, através de “alvará de estacionamento”, até o limite de 1 (um) veículo a cada 1.000 (um mil) habitantes.
Notamos que existe uma lei Municipal vigente que organiza a oferta do serviço de transporte de passageiros em carros, justamente para não haver o desequilíbrio entre a oferta e demanda e não causar prejuízos ao transporte coletivo.
Diante de todo o exposto colocamos ainda a nítida percepção da redução do número de ônibus coletivo circulando na cidade, ainda temos confirmado a extinção de algumas linhas e a redução do número de viagens das linhas existentes.
Sendo assim se torna incoerente a "permissão" da prefeitura desse tipo de transporte de maneira desenfreada, sendo que é CONTRA A LEI e desestimula o uso do transporte coletivo, sabendo que do ponto de vista da SUSTENTABILIDADE o indicado é ao uso do transporte coletivo, com objetivo de diminuir o Trânsito e os impactos ambientais.
Agora que tudo isso está exposto faço a seguinte pergunta: Por que houve aumento da tarifa do transporte coletivo se diminuíram as linhas, diminuíram o número de viagens nas linhas existem e reduziram o número de funcionários?