Proposta: Ciclovias e melhora na qualidade de vida

23 de julho de 2018

Descrição da Proposta

Segundo os dados do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (IPPLAP), até o dia 1º de abril/18, foram somados 307.975 veículos em Piracicaba. Ainda de acordo com o IPPLAP a estimativa da população piracicabana em 2017 é de 382.817, dando uma relação de 1,24 veículos por habitante.
A alta densidade de veículo tem colaborado para o acontecimento de tragédias no transito, segundo reportagem do G1 do dia 22/01/18, foram registrados em 2017, 61 mortes. É bem verdade que alguns acidentes poderiam ser evitados, pois acontecem por desrespeitos as leis de transito e talvez por embriagues ao volante. Além disso, principalmente nos horários de pico é possível observar irritações levando os condutores a cometerem imprudências. É de fácil percepção também a baixa qualidade do ar na cidade, principalmente em épocas de clima seco.
Sendo assim, por meio desse mecanismo democrático e na intenção de melhorar a qualidade de vida da nossa querida cidade, proponho como um cidadão a implementação de ciclovias ligando diferentes pontos da cidade, construindo elas nas principais avenidas, tais como:
Av. Independência, Av. Pádua dias Av. Carlos Botelho Av. Luciano Guidotti Av. Prof. Alberto Vollet Sachs Av. 31 de Março Av. José Micheletti Av. Armando de Salles Oliveira Av. Centenário Av. Limeira Av. Rio Claro Av. Monsenhor Martinho Salgot Av. Raposo Tavares Av. São Paulo Av. Dr. Paulo de Moraes Av. Rio das Pedras AV. Dois Córregos
E outras avenidas e ruas que permitem uma conexão por toda ou quase toda a cidade, ligando pontos estratégico como escolas, áreas de lazer, órgãos públicos, farmácias, comércio em geral, universidades, creches etc.
Os impactos positivos do uso da bicicleta no dia a dia seria muitos. Teríamos uma melhora considerável na qualidade do ar no município, promovendo uma melhora na saúde, assim como o próprio pedalar, diminuindo as doenças derivadas do sedentarismo.
Uso de bicicleta seria incentiva pela segurança que as ciclovias poderiam fornecer.
Viveremos melhor com a ciclovia.
No entanto há alguns pontos negativos sobre o uso da bicicleta no dia-a-dia, que venham a desanimar os munícipes. Um deles é a grande distância que um indivíduo possa ter que percorrer para chegar no seu trabalho por exemplo, ou então o tempo, a velocidade da bicicleta atinge as vezes demanda mais tempo. Para amenizar tais pontos, proponho uma combinação entre transporte público e a bicicleta, podendo ocorrer a permissão de transportar a bicicleta nos ônibus e ou a insta